Como é que o Dia das Mentiras se relaciona com o Dia Internacional da Diversão no Trabalho?

QUIARA: Celeste, tenho uma coisinha para te dizer e se fosse a ti sentava-me... 🙉🙊

CELESTE: Então diz lá mulher, não me deixes assim neste suspense! 😡


QUIARA: Tu é que me interrompeste, mas ok. Pronto o que eu queria dizer é que tenho de sair do blog, estás por tua conta querida. 


CELESTE: Eu não te vou prender nem fazer perguntas …, mas porquê? Como? Quando? Quiara... 😭


QUIARA: Estava a gozar, não sabia que gostavas assim tanto de mim. 😋


CELESTE: Ah, ah, ah que engraçadinhas. E fizeste isso porquê, queres que me dê um piri peque? 


QUIARA: Não me digas que não sabes?! 


CELESTE: Diga-me lá senhorita que gosta muito de me enganar! 


QUIARA: É dia das mentiras!!!! 😈


CELESTE: Ah pois é já estava esquecida, é o que faz estar toda a noite a ouvir certas pessoas (Quiara) a falar dos seus namoros. 


QUIARA: Ainda bem que é dia das mentiras senão podiam pensar que estás mesmo a falar a sério. 


CELESTE: E não estou?! Todavia avançando... 


QUIARA: Então, segundo a minha pesquisa, o Dia das Mentiras surgiu, sem querer, em França. Na altura em que foi implantado, o Ano Novo era comemorado a 25 de Março, no início da Primavera: as festas, que incluíam troca de presentes, duravam cerca de uma semana e tinham fim a 1 de Abril. Assim, em 1564, com a adoção de um novo calendário, o rei D. Carlos IX decidiu começar a comemorar o Ano Novo a 1 de Janeiro, no entanto, esta mudança não foi aceite por toda a população que continuou a adotar a tradição antiga. Já a população que aderiu a este recém-adquirido calendário decidiu fazer uma espécie de brincadeira com os mais regressistas enviando-lhes presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Deste modo, ao longo dos anos, o que não passava de uma manobra de diversão alastrou-se a diversos países da Europa e, mais tarde, a todo o mundo. 


CELESTE: Este dia desperta a criança que há em nós e, claramente, celebra-se cheio de alegria. Diz a tradição que, neste evento, as pessoas contam mentiras, surpreendem e pregam partidas aos outros, sem malícia. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem truques para que as pessoas acreditem nas vossas histórias:  

  •  - Devem contar algo possa acontecer com naturalidade ou regularidade, basicamente, algo credível (desta maneira, conseguirão, facilmente, que os outros acreditem no que contam, e levar-vos-ão a sério) 

  •  - Também têm de manter a seriedade e não se partirem a rir, nem piscar os olhos ou agir desconfiadamente, isto é, ajam como agem todos os dias da semana 

  • 3º - Não inventem uma mentira muito grave, pois quando for altura de contar a verdade as pessoas podem levar a mal e, este dia, deixa de ser tão divertido. 

   E, com apenas estes três pontos, consegues ter uma boa base para uma partida perfeita. 


QUIARA: Não pensem que somos só nós que pregamos “petas”, inclusive os jornais, as televisões e as rádios contam “fake news inofensivas que são reveladas como falsas no dia seguinte 


CELESTE: É verdade, porém ouvi dizer que existem outros meios como, por exemplo, as redes sociais e o motor de busca da Google que aderem a esta festividade, anunciando e proliferando tais notícias e mentiras. 


QUIARA: Consequentemente, é nesta altura, desde 1996, que se comemora o Dia Internacional da Diversão no Trabalho 💪, com o objetivo de relembrar que o trabalho não precisa de ser uma seca nem uma constante preocupação, também pode ser divertido. Além disso, acredito que se o encararmos desta forma, possivelmente, podemos tornar-nos obsessivos e, em sequência, o nosso dia a dia deixa de ser tão feliz caminhando para o monótono.  


CELESTE: E, provavelmente, ao estarmos deste modo podemos começar a não prestar tanta atenção a nós mesmos e ao que nos rodeia, ficando só preocupados com o trabalho e, inconscientemente, estaremos a  transmitir toda essa negatividade aos que nos são próximos, esquecendo-nos das características que nos qualificam. Concluindo, devemos ser equilibrados, procurando nem ser oito, nem oitenta, tendo um horário flexível e em que haja diversão, todavia que nos desafie e obrigue a dar o nosso melhor. 


QUIARA: Terminando, estas duas celebrações têm como propósito acordar por uns momentos o/a muchacho(a) divertido/a e brincalhão/ona que todos temos no nosso interior. 😇💖

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feliz dia a todas as guerreiras!

"O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente...", de Mário Quintana

"A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo.", de Oscar Wilde