"O grande dom da Páscoa é a esperança", de Basil Hume


CELESTE: Quiara, quem nasceu primeiro o coelho ou o ovo? 💁


QUIARA: Acho que queres dizer a galinha ou o ovo?! 🙈


CELESTE: Não, não, não, eu quero dizer o coelho ou o ovo, estamos na Páscoa lembraste?! 😄


QUIARA: Ah tens razão! É como naquela publicidade que anda a passar na televisão. 


CELESTE: Ora aí está! Mas pronto eu acho que é o ovo, e tu? 


QUIARA: Também acho que sim. 


CELESTE: Não sei se sabes, mas a palavra Páscoa tem origem no hebraico pessach que significa passagem e simboliza o percurso feito por todos os judeus depois de alcançarem a liberdade 😇 em seguida de terem sido escravizados pelo povo egípcio. Enquanto os judeus comemoravam a Páscoa, Jesus Cristo era crucificado, por isso, a partir daí, para os cristãos, este dia ganhou um novo significado, visto que passou a celebrar a ressurreição (ressuscitação) deste.  


QUIARA: Muita gente desconhece, mas a Páscoa festeja-se sempre no domingo, depois da primeira lua cheia após o equinócio da Primavera no hemisfério norte, para além disso, representa o terminar da Semana Santa que se inicia no Domingo de Ramos, que significa o reconhecimento de Jesus como filho de Deus, e é neste dia que também entregamos os ramos ás nossas madrinhas, acabando no domingo de Páscoa. Assim, durante esta semana, existem diversas celebrações especiais, reunindo a família 


CELESTE: Apesar de esta data não ter um dia em específico, já que varia de ano para ano, engloba sempre as mesmas coisas, o coelhinho da Páscoa, que costuma pintar e decorar os ovos de chocolate que as crianças têm de encontrar, o famoso folar da Páscoa acompanhado de pão e vinho, a cruz da ressurreição, entre outros. 


QUIARA: Agora é que acertaste em cheio! Uma das minhas partes favoritas desta festividade são os ovos e os coelhos de chocolate, que nunca me farto de comer! Tenho de admitir que, nesta altura, enfardo doces até mais não. Bem como o facto de deliciarmos o jantar em família, o que também é algo que me alegra. 


CELESTE: “Páscoa é dizer sim ao amor e à vida, é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.”. 


QUIARA: Ui, ui! Parece que temos poetisa!! 💟😉


CELESTE: Só parece?! Claro que temos! Tu falaste em jantarada, fiquei logo inspirada!  


QUIARA & CELESTE: FELIZ PÁSCOA!!! 👭💝👏💋

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feliz dia a todas as guerreiras!

"O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente...", de Mário Quintana

"A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo.", de Oscar Wilde