Feliz dia a todas as guerreiras!
CELESTE: Sabes que dia é hoje?
QUIARA: Claro que sei, é segunda-feira... 😋
CELESTE: Que engraçadinha! 😆
QUIARA: Pronto, pronto é o dia da mulher.
CELESTE: Esta data foi comemorada pela primeira vez em 1911 e a partir daí tem vindo a ser comemorada em diversos países, com o objetivo de reconhecer a importância, contributo e dedicação da mulher na sociedade.
QUIARA: Além disso, este dia representa tudo o que as mulheres tiveram de batalhar para acabar com todo o tipo de preconceito e alcançarem a igualdade perante os homens.
CELESTE: No entanto, a igualdade de género, que se reflete na saúde reprodutiva, educação e atividade económica, não é assegurada em muitos países. Na generalidade é nos países mais pobres que as mulheres têm menor acesso à educação e, consequentemente, existe menor participação da mulher no mercado de trabalho e em órgãos de decisão política.
QUIARA: É, também, nestes países que as mulheres não têm a mesma liberdade no vestir e no acesso a espaços públicos. E como disseste, anteriormente, muitas nem chegam a frequentar a escola, pois são criadas para serem donas de casa e, assim, em caso de quererem o divórcio, não têm forma de o alcançar, devido a não terem sustento económico e, mesmo que o tivessem, alguns homens não o iriam permitir.
CELESTE: É verdade que nestes países as situações são insustentáveis, mas ainda existem outros países, conhecidos por serem super avançados, que apresentam desigualdades nos salários e posições parlamentares. Sabes quantas mulheres já foram presidentes ou primeiras ministras em Portugal?
QUIARA: Poisssss... 😅
CELESTE: Apenas uma primeira ministra e eu não digo isto de forma rebaixadora, todavia motivadora, de maneira a inspirar jovens raparigas a erguerem-se e a fazerem-se ouvir, sem nunca desistirem dos seus sonhos. 👸
QUIARA: Que sábia que estás hoje. Porém, tenho de te dar o mérito, já que me tiraste as palavras da boca. Em todo o mundo, tanto há machismo como feminismo, ambos representam a superioridade de um dos géneros e não a igualdade entre eles, por isso, eu defendo o equilíbrio.
CELESTE: Não podia estar mais de acordo, nem oito nem oitenta, temos de encontrar uma mão mediadora.
QUIARA: É de louvar o papel que muitas mulheres, por todo o mundo, têm feito, não só a nível da defesa da igualdade, como a vários outros. Olha o exemplo da Greta Thunberg, uma ativista, que move terra e mar pelo bem do planeta e pela escassez do aquecimento global ou da rainha Isabel II que foi e é a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor e a Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra.
CELESTE: Inclusive existe a Malala Yousafzai que foi a pessoa mais nova a ser presenteada com o Prémio Nobel da Paz, em virtude da salvaguarda dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação, visto que jovens raparigas são privadas de frequentar a escola e de se tornarem pessoas cultas e informadas para um dia poderem vir a ter um papel de renome na sociedade, usando a tão eficaz «arma do conhecimento». Porém, tenho especial admiração pela...
QUIARA: Deixa-me adivinhar ... Catarina Furtado!
CELESTE: Então, já completas as minhas frases?! 😂
QUIARA: São muitos anos de Celeste! 😁
CELESTE: Mas tenho de admitir que estás, completamente, correta. A Catarina Furtado, para além de ser conhecida no mundo da televisão, é uma «caixinha de surpresas», pois criou uma associação chamada Corações Com Coroa que visa promover uma cultura de solidariedade, igualdade de género e inclusão socio afetiva de pessoas em situações de vulnerabilidade, risco ou pobreza.
QUIARA: Esta não é uma associação caritativa, nem tem a intenção de ser um banco de bens. A Catarina Furtado criou um projeto dedicado ao empoderamento de raparigas e mulheres, que embora seja uma iniciativa pretende é originar as «estrelas» de um futuro próximo, ao serem reconhecidas pelo seu próprio valor, capacidades e ambições.
CELESTE: E, claro, ao nunca desistirem dos seus objetivos. E é por isso tudo e muito mais que gostava de um dia puder conhecer ou, até mesmo, estar à conversa com a Catarina Furtado, um modelo excecional de uma mulher sublime.
QUIARA & CELESTE: E não se esqueçam, hoje é um dia que foi merecido e conquistado pela Mulher 💪, assim, devemos celebrá-la e a todo o seu poder, pois ela ama e luta com toda a intensidade do seu coração. Feliz dia a todas as guerreiras! 👄
Comentários
Enviar um comentário